A Aliter Engenharia faz parte de um dos projetos mais desafiadores do país na área de saneamento: a travessia subaquática do Canal dos Barreiros, em São Vicente, São Paulo.

Segundo Maria Noel, Gestora de Contratos e Projetos da Aliter, essa obra não apenas representa um avanço significativo na infraestrutura da região, mas também reforça o forte know-how da construtora em perfurações complexas. ”A Aliter é especializada em HDD – Horizontal Directional Drilling ou Furo Direcional em perfurações de grandes diâmetros e longas extensões com a utilização de conjuntos de perfuração de 45 toneladas, 70 toneladas e 300 toneladas envolvendo a instalação de tubos em aço carbono e PEAD”, pontua Maria.

 

Os desafios da obra exigiram soluções Inovadoras

Maria Noel destaca que os desafios enfrentados neste projeto foram significativos, principalmente devido à complexidade geológica do local. “Tivemos que lidar com uma geologia composta por argila marinha, o que exigiu um controle rigoroso na aplicação de fluídos de perfuração e procedimentos de limpeza adequados. Outro aspecto é a longa extensão da tubulação (912 metros), bem como a sua posição em uma área restrita do outro lado da ponte”, pontua Maria.

Para efetuar a perfuração, a Aliter Engenharia optou pela utilização da metodologia não destrutiva de perfuração horizontal dirigida (HDD), empregando o conjunto de perfuração DD625, com uma capacidade de pullback de 300 toneladas. ”Essa escolha não apenas garantiu a precisão necessária para a instalação da adutora, mas também minimizou o impacto ambiental, um aspecto essencial em projetos dessa magnitude”, assinala Maria.

 

 
Aplicação de Metodologias MND

Rodrigo Gonçalves, diretor de operações da Aliter Engenharia, destaca o pioneirismo da empresa no uso de metodologias MND (Método Não Destrutivo), que foi uma das primeiras construtoras do país a utilizar essas metodologias em suas obras. “A travessia subaquática que realizamos no litoral de São Vicente é uma obra desafiadora pelo elevado nível de especialização exigido. Por isso, trouxemos para esse projeto todo o nosso know-how em perfurações com metodologias MND de grandes diâmetros, utilizando tubulações de 630 mm de diâmetro para interligar a área insular com o continente”, explica Rodrigo.

O executivo também ressalta que, até o momento, não há registro de uma travessia desse porte na América do Sul, o que torna o projeto ainda mais emblemático. “Estamos extremamente orgulhosos de participar de um projeto dessa envergadura. Isso reforça o nosso compromisso em trazer soluções inovadoras de engenharia para os nossos clientes”, assinala Rodrigo.

 

Mais qualidade de vida para a população de São Vicente

Este projeto não é apenas um marco de engenharia de saneamento, mas também trará benefícios concretos para a população de São Vicente. A nova adutora vai melhorar significativamente o sistema de abastecimento da área continental da cidade, além de se integrar às etapas de expansão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

A obra no Canal dos Barreiros é mais uma prova do compromisso da Aliter Engenharia em entregar projetos de alta complexidade com excelência, inovação e respeito ao meio ambiente. ”Com essa travessia subaquática, a Aliter não apenas cumpre seu papel como uma empresa de destaque no segmento de saneamento, mas também abre caminho para futuros projetos que demandem soluções igualmente inovadoras”, finaliza Rodrigo.