Durante a Fenasan 2025, que aconteceu em São Paulo-SP entre os dias 21 a 23 de outubro, a Aliter Engenharia marcou presença com um estande que apresentou soluções inovadoras em infraestrutura e foi palco de conversas técnicas e apresentações de cases da empresa. Seis projetos de destaque foram detalhados por especialistas da empresa, mostrando como planejamento, tecnologia e responsabilidade ambiental se traduzem em entregas concretas que estão ajudando a transformar o saneamento no Brasil.
Reabilitação de adutora urbana na Bahia

No case da Embasa, a Aliter demonstrou como a reabilitação de uma adutora abandonada pode ser feita sem escavações, com segurança e mínimo impacto para a comunidade. Utilizando a metodologia fit liner, com inserção de tubo em PEAD, foi possível recuperar uma rede de aproximadamente 600 metros localizada em uma área urbana densamente ocupada, através de sistemas de polias e tração controlada por guinchos. O resultado foi a ampliação do abastecimento de água sem interferências no entorno e com significativa melhoria na qualidade de vida local.
A maior Travessia insular-continental da América Latina com MND

Outro projeto apresentado foi a instalação de uma tubulação de 912 metros de extensão e 630 mm de diâmetro em PEAD no litoral de São Vicente-SP, conectando regiões insulares e continentais por meio da tecnologia HDD. O desafio foi atravessar uma área de APP com solo de argila marinha, exigindo alto controle técnico e equipamentos de grande porte. A solução incluiu perfuração piloto, alargamento, limpeza e pullback com sistema de flutuabilidade. O projeto contou com o acompanhamento de órgãos ambientais e gerou impacto direto na segurança hídrica da região, substituindo uma adutora antiga por uma estrutura mais segura e durável.
Redução de perdas e segurança hídrica em São Vicente/SP

O terceiro case apresentado abordou a implantação de uma elevatória e um reservatório em São Vicente (SP), como parte de um projeto para redução de perdas de água. Com um investimento de R$ 41 milhões e três anos de execução, o contrato contemplou 28 km de redes de água, estatação elevatória de água tratada com vazão de 435 l/s e reservatório metálico de 10.000 m³. São VIcente enfrentava perdas elevadas no sistema de abastacimento, com pressões inadequadas e falta de água, agravadas pela variação sazonal do consumo e pela necessidade de modernizar a infraestrutura existente. Para responder esses desafios, a Aliter realizou estudos de modelagem hidráulica e avaliações geotécticas, garantindo a segurança operacional do reservatório. O resultado foi uma infraestrutura modernizada que trouxe eficiência energética e redução de 25% nas perdas por ligação, minimizando o impacto na operação da cidade durante os períodos de maior demanda.
41 anos de experiência em grandes obras de saneamento

“A participação da Aliter na Fenasan 2025 reforçou o protagonismo da empresa em obras de saneamento com soluções não destrutivas (MND) e projetos de alto impacto para o abastecimento e a infraestrutura do país, que estão transformando a vida de milhares de pessoas. Todos esses projetos de sucesso que estamos conduzindo nos últimos anos, são fruto de um trabalho de mais 40 anos que a Aliter vem realizado na área de saneamento. Fomos uma das empresas pioneiras em MND no Brasil e também contamos com know-how diferenciado e investimentos em equipamentos próprios, principalmente para médias e grandes perfurações, o que torna a Aliter uma empresa de engenharia singular nesse segmento”, afirma Dongley Martins, CEO da Aliter.


