A modernização das redes de abastecimento de água e esgoto é um desafio constante para o setor de saneamento. Além da necessidade de ampliar a cobertura dos serviços, é fundamental minimizar impactos urbanos, reduzir custos e garantir eficiência operacional. Nesse contexto, as tecnologias de Métodos Não Destrutivos (MND) e a Perfuração Direcional Horizontal (HDD) emergem como soluções inovadoras, trazendo maior sustentabilidade e agilidade para as obras.

 

MND e HDD: O que são e como funcionam?

Os Métodos Não Destrutivos (MND) englobam diversas técnicas de instalação, reabilitação e manutenção de redes subterrâneas sem a necessidade de escavação convencional. Entre essas técnicas, a Perfuração Direcional Horizontal (HDD) se destaca por sua precisão e capacidade de atravessar obstáculos subterrâneos, como rios, rodovias e regiões urbanas.

A HDD permite a instalação de tubulações a grandes distâncias, com mínimo impacto ambiental e urbano. A perfuração é iniciada em um ponto de acesso e direcionada até o destino com alta precisão, reduzindo a necessidade de abertura de valas e o tempo de execução do projeto.

“Somos especialistas em Perfuração Direcional Horizontal (HDD) de grandes diâmetros e longas extensões, tornando a Aliter uma empresa de destaque no segmento de saneamento e que abre caminho para projetos que demandem soluções inovadoras”, destaca Maria Noel, Gestora de Contratos e Projetos da Aliter.


Benefícios dos Métodos Não Destrutivos no Saneamento

O uso de Métodos Não Destrutivos (MND) e da Perfuração Direcional Horizontal (HDD) no saneamento proporciona vantagens significativas, entre elas:

  • Menor impacto urbano: evita interdições prolongadas em vias e reduz transtornos à população.

  • Sustentabilidade: minimiza a remoção de solo, reduzindo impactos ambientais.

  • Redução de custos operacionais: a agilidade das obras reduz gastos com mão de obra e recursos.

  • Eficiência e durabilidade: garante instalações mais seguras e resistentes a falhas futuras.

 ”A Aliter foi uma das primeiras empresas a utilizar o MND em obras de saneamento e fazemos parte de um pequeno grupo de empresas de engenharia brasileiras que possuem equipamentos próprios. Isso nos posiciona como uma empresa que combina know-how técnico e tecnologias avançadas para conduzir com sucesso a execução nas nossas obras”, reforça Rodrigo Gonçalves, Diretor de Operações da Aliter.

 

Obra de saneamento para a Cagepa é um caso de sucesso da Aliter

A utilização dessas tecnologias tem crescido significativamente, especialmente em projetos de modernização de redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Um exemplo é a obra realizada pela Aliter Engenharia para a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na região de João Pessoa.

Estamos construindo a nova Estação Elevatória de Esgotos (EEE US II) e seu respectivo emissário por meio do Método Não Destrutivo (MND), um investimento de mais de R$ 102 milhões para modernizar o saneamento da cidade. O projeto inclui mais de 1 km de tubulação subterrânea, sem escavações abertas, preservando o solo e utilizando o MND como tecnologia sustentável para melhorar a qualidade de vida da população, com mínimo impacto no tráfego e na rotina urbana.

”Com a equipe altamente qualificada e equipamentos de ponta, reforçamos o compromisso com a excelência técnica em todas as etapas dessa importante obra, garantindo o cumprimento dos prazos e a entrega de uma infraestrutura moderna e eficiente’‘, destaca Lindenberg Silveira, Gerente de Contratos da Aliter.

Assista ao vídeo com mais detalhes da obra aqui e entre em contato com a equipe Aliter para trazer as melhores soluções de engenharia para sua obra de saneamento.