A reabilitação de dutos oferece uma solução de engenharia eficiente e sustentável para prolongar a vida útil e melhorar o desempenho de sistemas de tubulação existentes.

A manutenção de uma planta industrial pode demandar paradas específicas que exigem planejamento e assertividade do time para que o sucesso seja obtido e a produção retorne ao seu pleno funcionamento. Na planta PE8 da Braskem, em Cubatão, a solução de sliplinning foi utilizada para reabilitar a rede de tubulação, reduzindo o tempo de paralisação e os custos da obra.

A planta foi construída na década de 1960, o que exigiu sondagens cuidadosas de até 2 metros de profundidade antes da escavação mecanizada para evitar incidentes com as redes existentes e possíveis interferências não cadastradas. A maior parte das escavações foi realizada com a planta ainda em operação.

 

Após as escavações, a equipe especializada da Aliter realizou cortes, limpeza, termofusão na nova tubulação, inserção, teste hidrostático e outros serviços acessórios para a total execução do projeto. Com a reutilização da rede já existente, a planta foi reabilitada de forma mais rápida, reduzindo o impacto ambiental.

O sliplinning é uma técnica que consiste na inserção de um tubo de polietileno de alta densidade (PEAD) dentro do tubo existente, sem a necessidade de escavação ou remoção do tubo antigo. Com isso, é possível reabilitar a rede de tubulação de forma mais econômica e sustentável, reduzindo o tempo de paralisação da planta e minimizando o impacto ambiental.

A Aliter é especialista em soluções de engenharia para todos os segmentos, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua. Garantir a continuidade das operações e preservar o meio ambiente é uma das nossas missões!